Momento ideal para o cruzamento de cães.

Anúncios

Olá pessoal a matéria passada falamos sobre o ciclo reprodutivo da fêmea, agora já sabemos qual é a duração do cio e quais são as fazes do ciclo reprodutivo, hoje vou compartilhar com vocês qual é o momento ideal para o cruzamento.

O momento ideal para o cruzamento ou a inseminação artificial é nas 48 horas que se seguem á libertação dos oócitos para que os óvulos fecundáveis e os espermatozoides fecundantes sejam na sua maioria capazes de chegar ao oviduto (canal que serve para conduzir os ovos do ovário a outros órgãos do sistema reprodutor feminino), onde se encontrarão. Os óvulos permanecem fecundáveis durante um período de dois dias após a sua maturação, em algumas raças os óvulos podem ficar fecundáveis durante mais de 4 dias. Então se vocês quiserem garantir a gestação podem tentar mais 2 dias após as primeiras 48 horas. (Lembrem que a ovulação chega 10 a 12 dias após a fase do proestro, que é a fase onde a cadela começa a sangrar e se prepara para a ovulação).

Para detetar o período de ovulação em uma cadela temos as seguintes dicas:

  • O cruzamento praticado doze dias após as primeiras perdas sanguíneas e repetido dois dias mais tarde, é um calculo pratico, desde que estas perdas sejam observadas atentamente.
  • O clareamento das descargas valvulares (sangue) assinala geralmente o fim do proestro, apesar de não ser um indicador confiável da ovulação, pois algumas cadelas como as da raça chow-chow podem apresentar corrimento sanguinolento até ao final do estro
blog-1

Veja abaixo como o curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Deixe uma resposta