Anúncios

Bom dia amigas, na matéria passada eu falei sobre a idade para cruzar o Shih-Tzu, e hoje vou compartilhar com vocês qual é o ciclo reprodutivo da cadela e a duração do cio.

O ciclo reprodutivo da cadela é considerado monoéstrico (uma única ovulação por cada ciclo) com ovulação espontânea, ou seja, a ovulação não é desencadeada pelo acasalamento como acontece por exemplo no caso dos Gatos.

O ciclo reprodutivo da cadela possui 4 fases :

1.- Proestro (fase antes da ovulação): Fase que prepara a ovulação e tem uma duração de  10 à 12 dias. Alguns dos sintomas que podemos observar são:

A vulva torna-se congesta e libera um corrimento sanguinolento que atrai os machos (esse sangue observado é resultante do rompimento de vasos sanguíneos localizados no trato vaginal, NÃO estando relacionado com descamação de parede uterina como ocorre em nós mulheres, ou seja, a cadela NÃO MENSTRUA. Durante esta fase a fêmea ainda não está receptiva e não permite a monta, não podendo ficar grávida.

2.- Estro (fase de ovulação): Fase de ovulação propriamente dita. É neste período que a fêmea aceita e procura o macho para o acasalamento. Durante o estro as secreções vaginais tornam-se mais claras e transformam-se em um muco que irá facilitar o acasalamento.Essa fase tem uma duração de 2 à 4 dias.

3.- Metaestro: Fase correspondente á duração de uma gestação e de uma lactação. A gestação em uma cadela tem duração de 63 à 68 dias. Se após esses 68 dias a cadela ainda não entrou em trabalho de parto, o melhor a ser feito é correr com ela ao veterinário pois não é normal e provavelmente vai ter que fazer uma cesariana.

4.- Anestro: Fase de repouso sexual, tendo duração até o inicio do próximo ciclo.

Na seguinte matéria vou falar sobre o momento ideal para o cruzamento de cães.

Espero ter ajudado vocês a tirar todas as suas dúvidas sobre a duração do Cio.

jahmila

Não esqueçam de seguir o Blog abaixo ou se cadastrar para receber mais dicas !

Veja abaixo como o curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!

GUIA DO SHIH TZU

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas!

Anúncios

Comparte esto:

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Descubra mais sobre Mundo Shih Tzu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading