Porque o Shih-tzu come fezes?

Anúncios


jami

Olá amigos hoje vou compartilhar com vocês um tema que acredito ser muito importante e até muitas vezes polêmico, pois muitas pessoas falam que é normal da raça Shih-Tzu comer cocô! Então para os cachorros em geral pode chegar a ser normal comer cocô em algum momento da vida (mas não é). Quando eles são bebezinhos a mãe para manter o lugar limpo, pode vir a comer o cocô dos filhotes, ela vai lamber depois de cada mamada, não só para estimular os filhotinhos a fazer xixi e cocô (cachorrinhos muito novos precisam do estimulo da mãe para poder fazer xixi e cocô) mas também para limpar qualquer sujeira e deixar o “ninho” um lugar mais limpo e que não fique contaminado.

Conforme os cachorrinhos vão crescendo a mãe vai ensinando eles a fazer cocô e xixi o mais longe possível de onde eles comem e dormem e assim naturalmente nem a mãe e nem os filhotes vão procurar mais fezes para comer, se isso estiver acontecendo o melhor é levar o filhote ou o cachorro adulto ao veterinário para descartar qualquer possibilidade de problema nutricional e assim resolver o problema de forma mais rápida e eficaz.

Muitos já passamos por isso, eu passei por isso, quando a Jahmila chegou em casa, ela começou a comer cocô, mas o Thomas nunca comeu. Existem vários fatores pelos quais os cachorros comem cocô, temos que observar muito bem o nosso cachorro e analisar se estamos fazendo as coisas certas.

O nome cientifico ao ato de comer as próprias fezes ou de outros animais é COPROFAGIA. Alguns dos fatores pelos quais os cachorros comem cocô são os seguintes:

A Coprofagia em filhotes ou cachorros adultos pode estar relacionada a má absorção de nutrientes dos alimentos. Para descartar esse fator o melhor é levar ao veterinário, seja filhote ou cachorro adulto, para checar todas as possibilidades como: verminose, problemas no aparelho digestivo, pancreatite, deficiência de enzimas digestivas.

Outro fator pode ser uma dieta inadequada pobre em fibras e/ou proteínas, que pode fazer com que o cachorro procure essas substâncias nas fezes de outro animal.

Estudos também falam que se o cachorro é alimentado 1 vez por dia eles tendem a comer as próprias fezes, diferente dos cachorros que são alimentados 2 ou 3 vezes por dia, isto é porque alguns cachorros tem maior dificuldade em absorver nutrientes, que nesse caso acabam passando as fezes e o cachorro que mais tarde se sente desnutrido vai e come as fezes.

Se você tem 2 ou mais cachorros e alimenta eles no mesmo prato pode ser outro fator, pois sempre existe o cachorro dominante e o dominado, ai o cachorro dominante não vai deixar o cachorro dominado comer até saciar a sua fome, e o outro cachorrinho vai ficar sem comer direito e o que vai fazer é procurar esses nutrientes no próprio cocô ou no de outro cachorro, por isso é melhor cada cachorrinho ter seu próprio potinho e comer separados um do outro.

Existe a possibilidade também de que o cachorro “recolha”as próprias fezes por medo de ser punido por ter feito no lugar errado ou até no lugar certo, ou por pensar que só pelo fato dele ter feito cocô, já seja algo errado devido as broncas que ele levou antes por fazer no lugar errado. É comum que os cachorro que foram punidos dessa forma com frequência e ainda muito novos logo que chegam ao lar com sua nova família apresentem este comportamento.

Se o cachorro não estiver em um lugar bem higienizado ou ficar trancado em um lugar sujo pode vir a desenvolver essa “habilidade” de limpar o lugar sujo comendo cocô. Falta de amor, atenção, tédio, medo, solidão e estresse emocional também podem provocar que o cachorro coma cocô.

Aqui vão algumas dicas caso o seu cachorro esteja comendo cocô ou caso você queira prevenir que ele não venha a comer:

1 – Alimente o seu filhote ou cachorro adulto pelo menos 2 vezes ao dia (quando os filhotes são menores de 6 meses tem que ser alimentados pelo menos 3 vezes ao dia) com uma alimentação de qualidade, para assim absorver bem os nutrientes, e se você tiver mais de 1 cachorro em casa alimente eles em pratos separados e certifique-se de que todos estejam comendo bem e cada um a sua refeição.

2- Procure trocar sempre o jornal e/ou tapete higiênico e manter a área do cachorro bem limpinha e de preferencia não deixe que o cachorro veja quando você estiver limpando as fezes ou xixi dele, pois são tão expertos que podem resolver imitar o nosso comportamento de limpar o cocô.

3- Evite brigar com o seu cachorro se ele tiver feito fora do lugar sem que você veja na hora do ato, pois não vai adiantar de nada, o melhor a ser feito é manter a calma, limpar e esperar a oportunidade de pegá-lo no flagra para aí sim brigar e assim educá-lo corretamente. Se você notar que o cachorro está dando voltas ou cheirando muito, corra para levá-lo ao lugar certo. Se ele já estiver fazendo cocô ou xixi, não espere que ele termine, interrompa-o falando um NÃO bem firme e leve o cachorro ao lugar certo.  Chegando ao lugar certo NÃO brigue com o cão e SIM faça uma grande festa por ele ter feito no lugar certo.

4- Observe o seu cachorro quando ele for ao banheiro, assim que ele tenha feito suas necessidades, o distraia chamando a um lugar longe do banheiro e de um biscoito, quando ele estiver distraído comendo o biscoito limpe o cocô sem deixar que ele note.

5- Leve seu cachorro ao veterinário para fazer exame de fezes e assim descartar vermes. Dê o remédio certinho na dose correta e nos dias exatos para não perder o ciclo dos parasitas.

Você também pode perguntar ao veterinário por algum tipo de “aditivo” para colocar na comida do cachorro e assim fazer com que as fezes se tornem desagradáveis para ele não voltar a comer.  Ou por alguma dieta de comida natural que forneça os nutrientes de qualidade para que ele não precise buscar mais nas fezes e perca esse hábito.

Veja abaixo como o Guia do Shih-Tzu pode te ajudar a ter um Shih-Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas !

Anúncios

13 comentários em “Porque o Shih-tzu come fezes?

  1. A minha bb tem a mania de comer o côco falei pra vet ela me disse q era normal da raça mais eu podia tentar com comprimidio um pozinho e trocar a raçao fiz td isso e nada intao to dando floral e levedo de cerveja melhorou,mais assim se eu tiver perto ela nao mexe mais se nao tiver ai ela mexe nao sei mais o q fazer tbm to dando floral de ansiedade pq ela é muito ansiosa vcs podem me ajudar em o q devo fazer me ajudem !?

    Curtir

  2. Intao ja levei no vet ela nao tem nada a vet receitou comprimidos pozinhos e nada qdo ue vejo logo eu tiro mais tem vz q nao vejo ai mexe o cantinho dele fk sempre limpinho tapetinho tbm agora ela deu de fazer tanto cocô qto xixi na caminha dela e os irmaos dela nao fazem isso nao sei mais o q fazer to dando agora levedo de cerveja me diseram q tbm ajuda to tentando de td mais ta dificil fk muito triste pq ela faz isso raçao ja troquei 4 vzs horientada pela vet mais a vet me disse q nao tem mais o q fazer me ajudem por favor !!

    Curtir

    1. Oi Edilaine, desculpe a demora em responder! Olha podem ser vários os fatores, tanto comportamental ou de saúde. Cães que costumam beber urina podem ter problemas de saúde sérios como diabetes e até infecção urinaria, o ideal seria você consultar o seu veterinário para poder identificar o problema. O consumo de urina pode indicar também um problema comportamental, principalmente cães que são mantidos em espaços bastante pequenos ou ainda sem contato com outros cães, o ideal seria você procurar um adestrador para corrigir esse mau hábito. Espero ter te ajudado, qualquer dúvida é só entrar em contato. Bjs!

      Curtir

    1. Olá Vitoria! Espero a matéria as ajude a descobrir a causa é assim possam tratar esse pequeno problema, no caso da Jahmila era comportamental e foi solucionado

      Curtir

    1. Ola Celia a jahmila também comia a do irmão rsrs com essas dicas ela vai parar de comer, lembre que primeiro é importante identificar o fator pelo qual está comendo coco para assim poder dar uma solução adequada 😉

      Curtir

  3. O meu Shitzu come uma boa ração é sempre vermifugado e agora está tomando suplemento vitamínico, não moramos em apartamento e sim em uma casa com bastante espaço e com quintal amplo e mesmo assim come fezes, não a dele mas fezes de gato e o pior gato de rua ..o meu quintal é no chão e eles sempre vem de madrugada defecar no meu quintal..nada contra gatos ..mas estou tomando antipatia por eles.. triste isso..que nojo..gente é impressionante sempre vasculho o quintal atrás das fezes mas nunca encontro ..mas o Freddy é claro que encontra ..ain que raiva..agora neste momento a acabou de acontecer..tranquei ele na despensa e vim pesquisar sobre o assunto.. não sei o que fazer..pois parece que não tem solução 😫..tem dois dias que dei banho nele pois estava com a cara so a merda de gato que fede pra caramba 😝.. tô indo dá outro banho nele..acho que não é saudável tantos banhos 😭😭😭

    Curtir

    1. Oi Gleicy boa tarde ele come quantas vezes ao dia? Você briga com ele quando come coco? Se você brigar isso pode estar influenciando para que ele coma coco. Como você falou não é bom dar banho com tanta frenquentar te recomendo um banho a seco como o fast shower 5 em 1 que tem um cheiro maravilhoso ou fluido desembaraçor mega, também está o Eye Clean Up produto específico para a limpeza de olhos e focinho ele remove sujeira, mal odor e crostas você pode encontrar na loja http://www.mundoshihtzus.com 😊

      Curtir

  4. Olá boa noite a minha se chama Bella, ela tem 3 meses, ela tb está comendo as próprias fezes , mantive contato com a vet , disse que é da raça , porém mandou tirar Qualquer guloseimas , e ainda me.falou que provável seja comportamental , então quando ela faz e estou perto ela não mexe qndo estou distante , vejo ela.muito quieta, e certo, aí vou lá chamo atenção, e tal tudo na hora , mais muito me incomoda , pq ela e tal esperta, e faz essa coisa desagradável, me ajuda . Dêsde já agradeço.

    Curtir

    1. Olá Alessandra, o primeiro a fazer é tentar identificar o porque dela comer, podem ser vários os motivos, observe bastante ela, filhotes geralmente fazem as necessidades logo após as refeições e aproveitar enquanto eles estão novinhos é muito melhor para adestrá-los da sua maneira baseado na sua rotina de vida e o que você espera dela como seu pet. por isso o melhor é corrigir os probleminhas ainda novo. No meu caso eu observei que foi a alimentação que contribuía para esse ato da minha Jahmila, e a mudança para alimentação natural ao invés da ração desde os 3 meses ajudou muito, além de criar uma rotina de sair para passear logo após as refeições para que ela fizesse suas necessidades somente na rua e também um pouco de adestramento para quando eu não conseguia sair com ela para passear e ela fosse fazer em casa, fazia no local correto e depois se afastava, já não voltava para “fuçar” e comer o cocô. Não é fácil mas tem solução, depende muito de você como dono também, muitos donos acabam desistindo e aceitando o fato por mais doloroso que seja para eles. Por isso o melhor momento é agora filhotinha. Eu criei um Guia do Shih Tzu no qual ensino sobre a raça, curiosidades, adestramento, cuidados com a saúde, pelagem e alimentação e muito mais. Acredito que vai te ajudar bastante com a Bella, vou deixar aqui o link para você. Beijos! https://go.hotmart.com/E33112496F

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s