Anúncios

jami

Olá amigos hoje vou compartilhar com vocês um tema que acredito ser muito importante e até muitas vezes polêmico, pois muitas pessoas falam que é normal da raça Shih-Tzu comer cocô! Então para os cachorros em geral pode chegar a ser normal comer cocô em algum momento da vida (mas não é). Quando eles são bebezinhos a mãe para manter o lugar limpo, pode vir a comer o cocô dos filhotes, ela vai lamber depois de cada mamada, não só para estimular os filhotinhos a fazer xixi e cocô (cachorrinhos muito novos precisam do estimulo da mãe para poder fazer xixi e cocô) mas também para limpar qualquer sujeira e deixar o “ninho” um lugar mais limpo e que não fique contaminado.

Conforme os cachorrinhos vão crescendo a mãe vai ensinando eles a fazer cocô e xixi o mais longe possível de onde eles comem e dormem e assim naturalmente nem a mãe e nem os filhotes vão procurar mais fezes para comer, se isso estiver acontecendo o melhor é levar o filhote ou o cachorro adulto ao veterinário para descartar qualquer possibilidade de problema nutricional e assim resolver o problema de forma mais rápida e eficaz.

Muitos já passamos por isso, eu passei por isso, quando a Jahmila chegou em casa, ela começou a comer cocô, mas o Thomas nunca comeu. Existem vários fatores pelos quais os cachorros comem cocô, temos que observar muito bem o nosso cachorro e analisar se estamos fazendo as coisas certas.

O nome cientifico ao ato de comer as próprias fezes ou de outros animais é COPROFAGIA. Alguns dos fatores pelos quais os cachorros comem cocô são os seguintes:

A Coprofagia em filhotes ou cachorros adultos pode estar relacionada a má absorção de nutrientes dos alimentos. Para descartar esse fator o melhor é levar ao veterinário, seja filhote ou cachorro adulto, para checar todas as possibilidades como: verminose, problemas no aparelho digestivo, pancreatite, deficiência de enzimas digestivas.

Outro fator pode ser uma dieta inadequada pobre em fibras e/ou proteínas, que pode fazer com que o cachorro procure essas substâncias nas fezes de outro animal.

Estudos também falam que se o cachorro é alimentado 1 vez por dia eles tendem a comer as próprias fezes, diferente dos cachorros que são alimentados 2 ou 3 vezes por dia, isto é porque alguns cachorros tem maior dificuldade em absorver nutrientes, que nesse caso acabam passando as fezes e o cachorro que mais tarde se sente desnutrido vai e come as fezes.

Se você tem 2 ou mais cachorros e alimenta eles no mesmo prato pode ser outro fator, pois sempre existe o cachorro dominante e o dominado, ai o cachorro dominante não vai deixar o cachorro dominado comer até saciar a sua fome, e o outro cachorrinho vai ficar sem comer direito e o que vai fazer é procurar esses nutrientes no próprio cocô ou no de outro cachorro, por isso é melhor cada cachorrinho ter seu próprio potinho e comer separados um do outro.

Existe a possibilidade também de que o cachorro “recolha”as próprias fezes por medo de ser punido por ter feito no lugar errado ou até no lugar certo, ou por pensar que só pelo fato dele ter feito cocô, já seja algo errado devido as broncas que ele levou antes por fazer no lugar errado. É comum que os cachorro que foram punidos dessa forma com frequência e ainda muito novos logo que chegam ao lar com sua nova família apresentem este comportamento.

Se o cachorro não estiver em um lugar bem higienizado ou ficar trancado em um lugar sujo pode vir a desenvolver essa “habilidade” de limpar o lugar sujo comendo cocô. Falta de amor, atenção, tédio, medo, solidão e estresse emocional também podem provocar que o cachorro coma cocô.

Aqui vão algumas dicas caso o seu cachorro esteja comendo cocô ou caso você queira prevenir que ele não venha a comer:

1 – Alimente o seu filhote ou cachorro adulto pelo menos 2 vezes ao dia (quando os filhotes são menores de 6 meses tem que ser alimentados pelo menos 3 vezes ao dia) com uma alimentação de qualidade, para assim absorver bem os nutrientes, e se você tiver mais de 1 cachorro em casa alimente eles em pratos separados e certifique-se de que todos estejam comendo bem e cada um a sua refeição.

2- Procure trocar sempre o jornal e/ou tapete higiênico e manter a área do cachorro bem limpinha e de preferencia não deixe que o cachorro veja quando você estiver limpando as fezes ou xixi dele, pois são tão expertos que podem resolver imitar o nosso comportamento de limpar o cocô.

3- Evite brigar com o seu cachorro se ele tiver feito fora do lugar sem que você veja na hora do ato, pois não vai adiantar de nada, o melhor a ser feito é manter a calma, limpar e esperar a oportunidade de pegá-lo no flagra para aí sim brigar e assim educá-lo corretamente. Se você notar que o cachorro está dando voltas ou cheirando muito, corra para levá-lo ao lugar certo. Se ele já estiver fazendo cocô ou xixi, não espere que ele termine, interrompa-o falando um NÃO bem firme e leve o cachorro ao lugar certo.  Chegando ao lugar certo NÃO brigue com o cão e SIM faça uma grande festa por ele ter feito no lugar certo.

4- Observe o seu cachorro quando ele for ao banheiro, assim que ele tenha feito suas necessidades, o distraia chamando a um lugar longe do banheiro e de um biscoito, quando ele estiver distraído comendo o biscoito limpe o cocô sem deixar que ele note.

5- Leve seu cachorro ao veterinário para fazer exame de fezes e assim descartar vermes. Dê o remédio certinho na dose correta e nos dias exatos para não perder o ciclo dos parasitas.

Você também pode perguntar ao veterinário por algum tipo de “aditivo” para colocar na comida do cachorro e assim fazer com que as fezes se tornem desagradáveis para ele não voltar a comer.  Ou por alguma dieta de comida natural que forneça os nutrientes de qualidade para que ele não precise buscar mais nas fezes e perca esse hábito.

Veja abaixo como o curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas !

GUIA DO SHIH-TZU
Anúncios

Comparte esto:

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Descubra mais sobre Mundo Shih Tzu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading