A origem exata do Shih-tzu não é conhecida, alguns estudos mostram que esse cachorrinho maravilhoso foi criado no Tibete e aprimorado na China, e que o Shih-tzu é o resultado do cruzamento entre cães da raça Lhasa Apso (Tibete) e Pequinês (China).
No Tibete o Shih-tzu era considerado como um cão sagrado e era criado em templos. Eles começaram a aparecer durante a Dinastia Ming (século XVII) e devido a sua aparência como a de um leão, foi batizado de Shih-Tzu, (cão leão em Chinês).
No Tibete e depois na China, o Shih-tzu ocasionalmente era dado como presente somente para pessoas importantes como reis, presidentes, nobres, pois eram considerados cães sagrados. Depois da introdução na corte Chinesa esse cão começou a cruzar livremente com pequinês, e com o tempo foi mudando as características até chegar ao que conhecemos hoje.
Somente em 1938 o Shih-tzu foi reconhecido como uma raça específica, diferente de outras raças de origem Tibetanas e Chinesas que não foram reconhecidas pois existia certa confusão e dificuldade para definir raças pequenas e peludas originaria desses lugares.
Ao início da década de 30, alguns Shih-Tzus foram levados para a Inglaterra, aonde foi formado o Club Shih-Tzu of England. Esse clube pode ser considera o mais importante para a raça pois a partir dai começaram a ser exportados para diversos países. Essa foi a maior contribuição que os criadores ingleses deram para a raça, pois na China no século XX, esses cães foram praticamente extintos, passando assim a responsabilidade dos ingleses e outros poucos criadores de outros países a manutenção do Shih-Tzu.
Sendo assim, podemos afirmar que quase todos os Shih-Tzus existentes atualmente são descendentes desse pequeno grupo de Shih-Tzus levados para a Inglaterra nos anos 30.
Em 1957, o Shih-Tzu foi reconhecido oficialmente pela Federação Cinológica Internacional mas somente em 1969, o American Kennel Club (uma das entidades mais respeitadas do mundo) reconheceu o padrão do Shih Tzu. A popularidade da raça cresceu muito desde a década de 60, fazendo com que hoje seja uma das raças com mais exemplares em todo o mundo.
Como podemos ver agora somos muito afortunados de ter uma raça tão maravilhosa com uma história incrível, pois até agora esses cachorrinhos continuam sendo sagrados para todas nós certo?!! <3
Veja abaixo no Guia do Shih Tzu tudo sobre a raça que te ajudará a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!
Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas !