Anúncios

13528898_1209945429040063_7850068626774116532_n

Este é um tema que acredito ser muito importante para todos nós, pois quando os nossos cachorrinhos chegam as nossas vidas o temperamento deles é diferente de quando eles se convertem em adultos (geralmente a partir dos 11 meses já começam a sofrer algumas mudanças de temperamento).

O Shih Tzu é uma raça nobre, algumas vezes se traduz em arrogância e insolência, é independente, brincalhão, curioso e sempre tentará ter a sua vontade atendida. Ele gosta de ficar perto dos donos e ser mimado, mas também gosta de desfrutar de certa liberdade e ter o seu espaço.

Muitos se não quase todos os cachorrinhos ao começo são brincalhões, gostam de dormir, morder TUDO, fazer xixi e cocô na casa toda, podem chegar até a ter um temperamento meio que forte, mas vocês tem que saber que TUDO depende de nós donos! Eles são os nossos filhos sim, mas não podemos esquecer que ao final é um animalzinho que não entende de razões, e que se eles não tem um guia (líder) vão fazer o que eles quiserem sempre!

São vários os fatores que influenciam no temperamento dos cachorros:  Como são seus pais, avós, sua linhagem, os cuidados do canil ou criador com os filhotes e etc. Mas sem dúvida depende muito também da educação que você der em casa! Educar um cachorro não é fácil pois precisamos ter muita paciência, força de vontade, perseverança e saber repreender na hora certa (não adianta você gritar com o cachorro quando ele faz algo errado se você não pegou ele no flagra).

O Thomas desde pequeno foi um cachorro que gostou de ter o espaço dele, muito medroso (demais), já comentei com vocês antes, que quando eu fui ao canil escolher o filhotinho, eu escolhi ele pois ele era o único que estava mais afastado de todos os outros filhotes.

O Thomas era um cachorro medroso (continua sendo mas a gente está trabalhando muito para dar mais confiança e segurança para ele, aumentando a sua auto-estima), ele não dá confiança para ninguém, tem que passar uns minutos para ele se adaptar com a pessoa, seja conhecida ou desconhecida (ao contrário da Jahmila que até se emociona quando vê alguém, seja conhecido ou não!). O Thomas é muito carinhoso, obediente, ao inicio gostava de roer tudo sim, mas ele parou porque a gente ensinou ele a não roer certas coisas que não podia e começou a roer só os seus brinquedos! Quando era filhote sua rotina era só brincar, comer e dormir.

Agora já adulto, ele mudou um pouco de temperamento, não brinca o tempo todo mas continua dormindo demais sempre! Nunca o Thomas tinha estranhado a gente até agora ( Nós tentamos tirar algo dele e automaticamente ele rosnou e como insistimos em tirar, ele estava tão obcecado pelo objeto que mordeu a nossa mão de leve sem machucar, só como um aviso!) isso não significa que ele seja um cachorro mau, simplesmente não gostou que a gente tirasse o objeto dele, pois efetivamente eles vão ficar chateados e reagir de alguma forma.

Se vocês querem que o seu cachorro seja um cachorro calmo, obediente, amoroso, tranquilo, vocês tem que começar a passar isso para o cachorro, mostrar quem é o líder (não em termos de força física mas força de liderança mesmo, ganhar o respeito do animal), e ter muita paciência para conhecer bem o seu cachorro, é muito importante que você observe o seu cachorro sempre, em tudo que ele estiver fazendo e a forma que ele fizer. Isso ajudará você a mudar as coisas erradas que o seu cachorro faz e que você não gosta e muitas vezes não entende porque ele faz ou continua fazendo essas coisas.

E o mais importante, não esquecer que ao final ele é um cachorro e não um humano, são tratados como os nossos filhos sim, mas eles precisam se sentir como cachorros e não pessoas, por isso tratá-los como humanos pode alterar o comportamento deles e fazer com que eles fiquem frustrados e confusos! Eles são cães e logo gostam de fazer coisas de cães! O que para nós humanos é algo sujo para eles é normal, faz parte da sua natureza. Amar e mimar eles é primordial, mas deixar eles serem um cão é muito importante também pois assim ele vai se sentir muito feliz e amado! Você vai ter um companheiro mais equilibrado.

Por isso antes de adquirir um novo membro para a sua família, investigue bem a descendência do cachorro (no pedigree diz) para assim ver qual é a expectativa de comportamento do cachorro baseado em sua linhagem e a forma de criação. Pensem que TUDO o que vai acontecer com o seu cachorro, até o comportamento dele vai depender da forma que você educar ele, em outras palavras depende de você educar e tornar melhor o seu cachorrinho!

Nunca esqueça que o seu cachorro é seu espelho, e seu comportamento sempre será, de certa forma, um reflexo seu (Cesar Millan – O encantador de cães).

Veja abaixo como o Curso Guia do Shih Tzu pode te ajudar a ter um Shih Tzu mais educado, saudável e feliz!

Não esqueçam de seguir as nossas redes sociais abaixo ou se cadastrar no blog para receber mais dicas !

GUIA DO SHIH-TZU
Anúncios

Comparte esto:

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Descubra mais sobre Mundo Shih Tzu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading